CURSO

Saúde Pública

 

Público Alvo

 

Profissionais de nível superior na área de saúde e afins com interesse em atuar na área de Saúde Pública. O Curso de Saúde Pública é uma área de conhecimento que trata dos processos geradores dos problemas de saúde e suas relações com a organização social, através dos gerenciamentos e planejamentos dos serviços de saúde.

 

Objetivo Geral

 

O objetivo da Saúde Pública é construído nos limites do biológico e do social e compreende a investigação dos determinantes da produção social das doenças e da organização dos serviços de saúde, e o estudo da historicidade do saber e das práticas sobre os mesmos. O caráter interdisciplinar desse curso sugere uma integração no plano do conhecimento com a reunião de profissionais com múltiplas formaçõesde acordo com o modelo de atenção à saúde, adotado e preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Objetivos Específicos

 

  • Qualificar o conjunto de necessidades sociais em saúde, entendendo-as não apenas como carências, mas como ideais de saúde, o que significa tomar a saúde como meta a ser conquistada;
  • Pensar os diferentes meios e as atividadesnecessárias (o trabalho propriamente dito) para atender tais necessidades;
  • Instaurar novas relações técnicas e sociais orgânicas a tais práticas no campo social da saúde, a exemplo dos processos de distritalização e municipalização, educação e comunicação social, produções culturais, entre outros;
  • Investir política e tecnicamente nos espaços institucionais abertos para tais propostas, na medida em que, enquanto as necessidades de saúde são socialmente determinadas, as práticas de saúde pública são redefinidas tendo em conta o desenvolvimento dos seus instrumentos de trabalho e a instauração de novas relações internas ao campo da saúde.

 

Componentes Curriculares/Carga Horária

 

COMPONENTES CURRICULARES

CH

01

Introdução à Saúde Pública

30

02

Políticas de Saúde e estratégias de Ação em Sistemas de Saúde

40

03

Financiamento em Saúde

30

04

Sistema de Informação em Saúde

30

05

Planejamento e Gestão em Saúde

40

06

Vigilância em Saúde: sanitária e ambiental

30

07

Vigilância em Saúde: epidemiológica

40

08

Segurança Alimentar e Nutricional

30

09

Farmacologia na Atenção Básica

30

10

Informação, Educação e Comunicação em Saúde Pública

10

11

Métodos Estatísticos Aplicados ao Estudo em Saúde Pública

30

12

Bioética

10

13

Metodologia da Pesquisa Científica

40

14

Seminários de Pesquisa

40

TOTAL

420

Educação

Engenharia

Ciências Econômicas

Comunicação Social

Saúde

Direito

vídeo

parceiros

facebook