CURSO

Psicopedagogia Institucional

 

Público Alvo

 

Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados das diferentes áreas do conhecimento, interessados em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia Institucional e Clínica, como professores, licenciados, pesquisadores e profissionais da saúde, que desejem aperfeiçoamento e um diferencial competitivo que busquem mudanças na área de atuação.

 

Objetivos Gerais

 

Promover o conhecimento teórico e prático em Psicopedagogia, visando capacitar profissionais na área da Psicopedagogia Institucional e Clínica para atuar numa abordagem inter e multidisciplinar, promovendo uma postura ético-crítico-reflexiva, a fim de possibilitar a análise, diagnóstico, intervenção, orientação e avaliação do processo das dificuldades de aprendizagem formal e informal nos diversos contextos sociais, priorizando a criatividade e a capacidade de desenvolver competências e habilidades nas ambiências educacionais e de saúde, objetivando o sucesso do processo ensino-aprendizagem na educação formal e informal.

 

Objetivos Específicos

 

  • Propiciar a oferta de referenciais teóricos, práticos e metodológicos básicos que contribuam para a atuação do psicopedagogo de modo ético-crítico-reflexivo em situações diversas das dificuldades de aprendizagem na esfera institucional e clínica;
  • Capacitar profissionais para o conhecimento do ato de aprender os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer dentro do processo ensino-aprendizagem, na perspectiva de atuarem como o psicopedagogo nas áreas da educação continuada, orientação pedagógica, recursos humanos e na área clínica.
  • Fomentar os conhecimentos priorizando os enfoques clínicos e institucionais, desenvolvendo um aprofundamento teórico-metodológico que possibilite ao discente realizar pesquisas no campo da Psicopedagogia;
  • Capacitar os profissionais das áreas clínica e institucional para o conhecimento de aprender os tipos de dificuldades de aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos;
  • Planejar, desenvolver e acompanhar projetos de trabalho que contribuam com o processo ensino-aprendizagem, auxiliando os profissionais das áreas institucional e clínica na construção de uma educação social mais participativa, entre família, comunidade, sociedade e instituições públicas e privadas, além das ONG’S;
  • Auxiliar a investigação da etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como a compreensão do processo, considerando todas as variáveis que intervêm na aprendizagem: análise, levantamento, diagnóstico, intervenção, orientação e avaliação, tanto na perspectiva individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos;
  • Ofertar referenciais teóricos básicos que contribuam para a atuação do indivíduo de forma criativa em situações diversas na psicopedagogia;
  • Desenvolver posturas éticas e críticas que ofereçam aos alunos chances de trabalhar, interagindo como sujeitos conscientes do seu papel na construção da psicopedagogia;
  • Desenvolver pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares que contribuam com o processo ensino-aprendizagem;
  • Atualizar e auxiliar os profissionais da educação na construção de uma escola cidadã e participativa;
  • Capacitar os profissionais para o conhecimento do ato de aprender e os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer dentro do processo ensino-aprendizagem.

 

Componentes Curriculares/Carga Horária 

 

Componentes Curriculares

Carga Horária

1  Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clínica

30 h/a

2  Teorias Epistemológicas da Psicopedagogia

30 h/a

3  Psicopedagogia Social

30 h/a

4  Desenvolvimento doPensamento, Linguagem e Aprendizagem: bases afetivas e cognitivas

40 h/a

5  Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

30 h/a

6  Relações Psicossociais e Psicodinâmica Familiar

30 h/a

7  Aspectos Psiconeurológicos e Psicomotricidade

40 h/a

8  Fonoaudiologia Aplicada a Psicopedagogia

30 h/a

9  Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica

40 h/a

10  Avaliação da Aprendizagem Psicopedagógica

40 h/a

11 Código de Ética da Psicopedagogia

30 h/a

12   Prática Institucional Supervisionada

60 h/a

13. Prática Clínica Supervisionada I

60 h/a

14  Prática Clínica Supervisionada II

60 h/a

15  Metodologia da Pesquisa Científica

40 h/a

16  Seminários de Pesquisa

30 h/a

Total

620 h/a

Educação

Engenharia

Ciências Econômicas

Comunicação Social

Saúde

Direito

vídeo

parceiros

facebook