CURSO

Metodologias Ativas de Aprendizagem na Docência do Ens. Superior

 

Público Alvo

 

 

Portadores de Diploma de Curso Superior Graduado interessado em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teóricos, práticos e técnicos em Metodologias Ativas de Aprendizagem na Docência do Ensino Superior, como profissionais das várias áreas de conhecimento que atuam ou desejam atuar no Ensino Superior, professores universitários interessados no aperfeiçoamento profissional.

 

Objetivos Gerais

 

Especializar profissionais das diversas áreas do conhecimento que estejam em exercício ou pretendam exercer funções nas universidades relacionadas à Docência no Ensino Superior na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem, buscando proporcionar o aprofundamento e a atualização de conhecimentos na área, a fim de capacitar o profissional para o ensino superior e a pesquisa, oportunizando conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que, em consonância com a práxis dos métodos da sala de aula invertida e da aprendizagem baseada em problemas, na perspectiva pedagógica e científica, venham suprir os requisitos básicos para sua inserção qualificada no mercado de trabalho.

 

Objetivos Específicos

 

  • Qualificar graduados dos diversos cursos superiores para o exercício da docência na Educação Superior, oferecendo uma cuidadosa preparação pedagógica no âmbito das Metodologias Ativas da Aprendizagem, para uma atuação de melhor qualidade no mercado de trabalho nas universidades;
  • Construir coletivamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades que promovam um exercício profissional crítico-reflexivo sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem na Docência do Ensino Superior;
  • Proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo das Metodologias Ativas de Aprendizagem na Docência do Ensino Superior.
  • Contribuir de forma sistemática para formação de professores universitários capacitados, com mentalidade e visão voltados para a importância das Metodologias Ativas da Aprendizagem no Ensino Superior voltado para a aprendizagem baseada em problemas;
  • Utilizar a capacidade critica do participante (docente), como instrumento básico para o ensino-aprendizagem e a reflexão de possíveis mudanças nas Metodologias Ativas no Ensino Superior;
  • Discutir criticamente os atuais paradigmas de uso das Metodologias Ativas no Ensino Superior, sob a ótica da inovação educacional e do ciberespaço da Docência do Ensino Superior;
  • Especializar profissionais em Metodologias Ativas da Aprendizagem educacional, através de processos formais e informais de avaliação de seu desempenho durante todas as etapas e atividades integrantes da Docência do Ensino Superior.
  • Demonstrar capacidade para orientação dos discentes no desenvolvimento da pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das ciências, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas.

 

Componentes Curriculares/Carga Horária

 

Componentes Curriculares

Carga Horária

1. Andragogia

30 h/a

2. Docência, Didática e Metodologia do Ensino Superior

60 h/a

3. Aprendizagem Ativa e Inovação Educacional

40 h/a

4. Fundamentos Teóricos dasMetodologias Ativas de Aprendizagem

40 h/a

5. Metodologias Ativas de Aprendizagem Baseadas em Problemas e Projetos

40 h/a

6. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

30 h/a

7. Currículo Baseado em Competências

30 h/a

8. Legislação da Educação Superior Brasileira

20 h/a

9. Ciberespaço: Tecnologias da Informação no Ensino Superior

30 h/a

10. Metodologia da Pesquisa Cientifica

40 h/a

11. Seminário de Pesquisa

40 h/a

Total

400 h/a

 

Educação

Engenharia

Ciências Econômicas

Comunicação Social

Saúde

Direito

vídeo

parceiros

facebook