CURSO

Educação do Campo

 

Público Alvo

 

 

Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados das diferentes áreas do conhecimento das licenciaturas plenas, técnicos e gestores interessados em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teórico-metodológico e prático em Educação do Campo - EdC e na perspectiva da Pedagogia da Alternância.

 

Objetivo Geral

 

Fomentar subsídios teórico-metodológicos, técnicos, gestacional e prática pedagógica da alternância da Educação do Campo – (EdC) a partir de estratégias de formação para a docência multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e pluridisciplinar na perspectiva de formar profissionais da área da educação para atuação específica do ensino do campo, junto às comunidades, que trabalham e vivem no/do mundo rural.

 

Objetivos Específicos

 

  • Promover a formação teórico-prática, metodológica e pedagógica sobre educação do campo.
  • Ampliar o acesso à formação continuada para professores-educadores, técnicos e gestores dos Movimentos Sociais que atuam nos sistemas públicos, com atuação no campesinato, visando contribuir para a oferta de uma Educação do Campo de qualidade;
  • Contextualizar as realidades das populações e comunidades rurais, em conformidade com a Lei de Diretrizes de Base (LDB) da educação para as Escolas do Campo; 
  • Avaliar as Políticas Públicas Nacionais da Educação, que estão sendo desenvolvidas no campo;
  • Promover a Pedagogia da Alternância e Escolarização Rural como proposta da educação rural para o ensino do/no campo como alfabetização, letramento e integração escola-família-comunidade-meio ambiente no sistema agroindustrial;
  • Analisar a Educação do Campo, por meio das novas tecnologias educacionais no campo como processos educacionais alternativos, na busca da elaboração de projetos educacionais a serem desenvolvidos no contexto rural;
  • Propiciar bases de organização do trabalho escolar e pedagógico, a partir de estratégias de formação para a docência multidisciplinar em uma organização curricular por áreas do conhecimento, tratando temas referentes ao desenvolvimento de estudos educacionais do/no campo.

 

Componentes Curriculares/Carga Horária

 

Componentes Curriculares

Carga Horária

1. Educação do Campo: fundamentos introdutórios

40 h/a

2. Educação do Campo e Educação Popular

40 h/a

3. Políticas Públicas de Educação do Campo

40 h/a

4. Práticas Pedagógicas em Educação do Campo

40 h/a

5. Pedagogia da Alternância e a Escolarização Rural

40 h/a

6. Avaliação da Aprendizagem da Educação do Campo

40 h/a

7. Elaboração de Projetos de Pesquisa emEducação do Campo

40 h/a

8. Metodologia da Pesquisa Científica

40 h/a

9. Seminário de Pesquisa

40 h/a

Total

360 h/a

 

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